Marcelo Leite e sua equipe levam os leitores por uma expedição em busca da nascente do Rio Amazonas, pela maior bacia hidrográfica do mundo. O percurso foi feito de moto e barco desde Curuçá na costa atlântica Paraense até os 5.200 metros de altura do Nevado Mismi, Peru.
O livro traz retratos fantásticos da vida ao longo da bacia do Rio Amazonas. A obra é o resultado da jornada de uma equipe de cinco pilotos de países diferentes em uma experiência inesquecível.
“Descobrimos um mundo diferente, imenso e extremamente heterogêneo. Da água salobra da praia da Romana às aguas geladas a 5.200 metros de altura dos Andes. Da mata fechada às areias do Vale do Colca no Peru. Dos cosmopolitas Manauaras às famílias ribeirinhas do Alto Solimões. Das comunidades Saterês-Mawê aos Boras, sem esquecer os Kokamas e os Tikunas. Um lugar mais surpreendente que o outro. Um mais lindo que o outro.
Através de registros fotográficos buscamos retratar não só o que vimos, mas também o que vivemos e sentimos ao longo de nossa travessia amazônica. Nosso foco principal foram cenas do cotidiano, das pessoas, dos artistas, dos cantores, da culinária, dos sorrisos e das brincadeiras das crianças. Registramos também diferentes modos de vida, dos caboclos, dos pescadores, dos garimpeiros, das comunidades indígenas, dos isolados das estradas e dos isolados dos rios. Fomos conquistados por essa gente e pela natureza brutal. Também gravamos um momento de grande emoção para nós: a felicidade na chegada à fonte das águas. Uma experiência maravilhosa!
Vem com a gente em busca das raízes do Rio Amazonas!”
O livro fotográfico vem acompanhado de um vídeo documentário. Publicado pela Editora Gente, tem 23 cm x 23 cm e 256 páginas.